Minha sacola

    COVID-19

    Favoritar
    Ref:
    995736

    Por: R$ 50,00

    Preço a vista: R$ 50,00

    Comprar

    Calcule o frete:

    Para envios internacionais, simule o frete no carrinho de compras.

    Calcule o valor do frete e prazo de entrega para a sua região

    Editora
    ISBN
    Páginas
    Idioma
    Peso
    Acabamento

    Sinopse

    Reunindo artigos produzidos a partir da disciplina Comunicação e Política – Pandemia, Negacionismo e Responsabilidade Social do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, este livro enfoca o principal desafio científico deste início de século: a covid-19. Assim, transita por temas como o próprio conceito de ciência, o negacionismo, a abordagem científica da pandemia, a desinformação e diversos aspectos da produção e difusão de conteúdo comunicacional relacionado à doença.

    Manda o bom senso que uma crise de grandes proporções seja enfrentada com um planejamento focado em estratégias muito claras para cada uma das partes envolvidas. Portanto, são necessárias comunicação planificada e continuidade. Nas democracias mais avançadas, espera-se que tais iniciativas partam das chamadas autoridades, os governantes e os representantes da população eleitos por sufrágio universal, conforme a estrutura jurídica de uma nação. Não foi – e nem é – o vivido no Brasil desde que se constatou a presença, em território nacional, do chamado novo coronavírus quando a covid-19 já recebera o status de pandemia por parte da Organização Mundial da Saúde.
    Preocupados com essa situação e procurando dar respostas científicas à problemática da saúde e da comunicação durante o combate à doença, pesquisadores de diversas áreas articularam-se e o resultado é este Covid-19 – Comunicação, negacionismo e responsabilidade social. Durante o primeiro semestre de 2021, um grupo selecionado de palestrantes provocou um debate aprofundado junto aos estudantes da disciplina Comunicação e Política – Pandemia, Negacionismo e Responsabilidade Social, do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ministrada por Luiz Artur Ferraretto. São essas falas que, convertidas em artigos, formam a primeira metade desta obra. Cruzadas com a leitura orientada de textos científicos, as palestras geraram uma série de questionamentos, impondo a ida a campo por parte de alunas e alunos. O resultado dessas pesquisas aparece no restante deste livro.
    No seu conjunto, Covid-19 – Comunicação, negacionismo e responsabilidade social procura dar conta de um momento histórico difícil e ainda em análise. Transita pelo papel fundamental da ciência na construção de um futuro de respeito à vida: a razão no embate com o senso comum, a responsabilidade social enfrentando o negacionismo, os processos de desinformação presentes em flertes da ignorância com o autoritarismo e a comunicação profissional como única alternativa em relação à propaganda apresentada como jornalismo. Baseadas em teorias e metodologias reconhecidas pela ciência, são reflexões necessárias e só possíveis onde o diálogo leva à vitória e à continuidade da democracia e dos direitos humanos.

    Ficha Técnica

    Especificações

    ISBN9788552402138
    SubtítuloCOMUNICAÇÃO, NEGACIONISMO E RESPONSABILIDADE SOCIAL
    Pré vendaNão
    Organizador para link
    Peso425g
    Livro disponível - pronta entregaNão
    Dimensões21 x 15 x 1.7
    IdiomaPortuguês
    Tipo itemLivro Nacional
    Número de páginas312
    Número da edição1ª EDIÇÃO - 2021
    Código Interno995736
    Código de barras9788552402138
    AcabamentoBROCHURA
    EditoraINSULAR
    Sob encomendaSim
    OrganizadorFERRARETTO, LUIZ ARTUR | ROSSETTO, ANDREI DOS SANTOS | BRITES, FRANCIELLY | CHAGAS, GUSTAVO MONTEIRO | FLECK, PALOMA DA SILVEIRA

    Conheça outros títulos da coleção

      Este livro é vendido

      SOB ENCOMENDA

      Prazo estimado para disponibilidade em estoque: dias úteis

      (Sujeito aos estoques de nossos fornecedores)

      +

      Prazo do frete selecionado.

      (Veja o prazo total na sacola de compras)

      Comprar