Os meios de comunicação de massa são frequentemente vistos sob uma ótica negativa pelos educadores: a mídia como aquela que ‘perverte’ ou 'deseduca’ a criança. Revelando o anacronismo dessa perspectiva, este livro analisa a importância dos meios de comunicação nos processos de constituição das subjetividades e das novas modalidades da experiência de ser criança na cultura contemporânea. Vivemos numa época de profundas e rápidas mudanças sociais, que tem a mídia, principalmente televisiva, como uma das principais veiculadoras de informações e valores. A experiência da criança hoje é profundamente marcada pelo contato cada vez mais frequente com a imagem, principalmente a imagem em movimento da TV, do computador/internet/videogame e em outros meios tecnológicos e suas telas. Tudo isso vem rompendo com hábitos intelectuais e educativos seculares. As crianças estão estabelecendo novas relações com a cultura e elaborando novas formas de acessar a informação e construir conhecimento. Em As Crianças e os Desenhos Animados, Adriana Hoffmann Fernandes aceita o desafio de perceber o significado da TV e dos programas de grande preferência das crianças a partir do olhar infantil, vendo-os com os olhos das crianças, respeitando-as como sujeitos coparticipantes da pesquisa e, com frequência, também, como críticas da cultura em que estão inseridas. O caráter controverso das questões aqui discutidas demonstra a importância desse debate entre todos os que desempenham papéis junto às crianças: pais, professores, pesquisadores – adultos que, de um modo ou de outro, preocupam-se com a experiência cotidiana da criança frente à TV –, bem como os gestores de políticas públicas implicadas com a educação de crianças e com a produção cultural que a elas se destina.