O livro aborda uma reflexão sobre o ensino da nova geração de contadores, cujas competências a serem desenvolvidas no percurso da universidade, amparadas pelas demandas legais da contabilidade, estão em conformidade com o resultado da aplicação do Problem Based Learning (PBL).
Organizado em sete capítulos, o livro começa com uma reflexão sobre o ensino da nova geração de contadores. No Capítulo 2, o PBL, como uma abordagem construtivista, é confrontado com a denominada vertente tradicional de ensino. O Capítulo 3 traz os elementos essenciais do PBL: história, características e bases para seu desenvolvimento. O Capítulo 4 evidencia o processo avaliativo das disciplinas que contemplam a avaliação de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) na abordagem do PBL. Já no Capítulo 5, os relatos de experiências com o método são reportados pelas entrevistas com pesquisadores e professores em âmbitos nacional e internacional que aplicaram/aplicam o PBL em suas disciplinas.
Na sequência, no Capítulo 6, são detalhadas duas experiências em PBL no ensino superior de contabilidade, ambas ocorridas na Universidade de São Paulo (FEA/USP e FEA/RP). No último capítulo, diante de um determinado cenário, simula-se uma experiência de formulação de problema e condução em sala de aula, passo a passo, para o professor iniciar sua trajetória acadêmica com o PBL.
Esta obra originou-se de projeto de pesquisa financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e dissertação desenvolvida no Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Obra indicada para a formação dos futuros profissionais que se preparam para atuar no mercado, como contadores, controllers, consultores, administradores, auditores, peritos, engenheiros, empreendedores, futuros empresários e gestores. Leitura complementar para disciplinas nas áreas de Contabilidade e Administração que se utilizem de Problem Based Learning como metodologia de ensino.