Com base nas técnicas contemporâneas para formação de preços, este livro expõe os princípios e a aplicação das técnicas de acompanhamento e controle dos gastos de empresas industriais, comerciais e de serviços. Inclui um capítulo específico de estilos diferente de precificação. Sumário - Parte I - Custos - Controle e Análise; Diretrizes para a implantação de um sistema de custo eficaz; Conceitos básicos sobre os principais componentes do custo; Sistemas de acumulação de custos; Custos e despesas específicos; Gastos de empresas não industriais; O controle dos gastos; Aplicação gerencial dos sistemas de custeio; Novas técnicas; Integração do sistema de controle de custos com a contabilidade financeira; Parte II - Formação de Preços; A determinação do preço de venda; A estratégia de preços; Preços de venda, custos e mercado; A regra fundamental dos preços de venda; A relação entre custos e preços de venda; Métodos de custeio para determinação dos preços preliminares de venda; Procedimento prático de previsão de vendas; O custeio direto e a formação do preço de venda; Controle dos custos da cadeia produtiva; Exemplos de formação de preços; Estilos diferentes de precificação.