Apresentar este livro é para mim uma oportunidade para tecer este dedim de prosa com vocês em torno de questões que vem me inquietando já algum tempo: como as práticas artísticas entram no contexto universitário e na pesquisa acadêmica, com seus modelos e formatações? Como os professores universitários podem desenvolver práticas artísticas como pesquisa? Quais as formas e locais para a prática artística dos docentes universitários da área? Como aderir ao processo artístico um certo rigor conceitual ‘acadêmico’?
A noção de Artista-docente parte da percepção não dissociativa entre a atividade artística e a pedagógica no âmbito teatral e sim, que ambas são subsidiadas pelos mesmos princípios.
Defendo que a dissociação entre a prática artística e a docente, muito comum no meio universitário, não alcança a mesma dimensão nas práticas pedagógicas dos grupos. Nestes, as esferas artística e pedagógica encontram-se interligadas, num processo recíproco de aperfeiçoamento.
No ensino universitário a atividade de docência e de pesquisa encontram-se, quase sempre, distanciadas do exercício artístico. O conceito de artista-docente, e acrescentaríamos o de pesquisador, implicaria, no âmbito universitário, uma aproximação entre estas esferas de trabalho.
Essa dimensão nós é apresentada nesta obra pela prática docente de Ana Carneiro em seu percurso de uma formação de atriz junto ao Grupo Tá na Rua e com o diretor Amir Haddad para o exercício da docência universitária. Com uma competência ímpar, a artista-docente-pesquisadora Valéria Gianechini opera esse campo de tensão na perspectiva de um trajeto de indissociabilidade entre pesquisa acadêmica, prática pedagógica e prática artística. Boa leitura!
Uberlândia, em um dia de calor no cerrado mineiro.
Narciso Telles, um artistocente.