Da fotografia, seus espaços propõe uma possível trajetória na compreensão dos espaços nas diferentes realidades que compõem os processos de produção e recepção das imagens fotográficas: seus aspectos, relações simbólicas e sujeitos envolvidos. A partir dessa ideia, busca, por meio de diferentes abordagens teóricas e suas combinações, possibilidades interpretativas que as imagens fotográficas provocam ou sugerem. Para tanto, inicia com o foco nos espaços de duas realidades fotográficas: o espaço do real e o espaço da imagem. A partir dessas duas demarcações, o trajeto desdobra-se em possíveis articulações, dinâmicas e experiêcias que as relações entre elas suscitam nos dois maiores sujeitos da fotografia – fotó grafo e leitor. Para compor esse caminho, pensamentos de autores que observam questões dos espaços do mundo, das imagens e de outros textos, como Boris Kossoy, Edgar Morin, Michel de Certeau, Michel Maffesoli, Tatiana Levy e Cremilda Medina, são apontados e relacionados com os espaços da fotografia. De cada teórico apresentado, propostas sobre os espaços são destacadas por meio de três olhares distintos e sobrepostos nas narrativas fotográficas da contemporaneidade: o da complexidade, o dos afetos e o da poética. Com um esboço inicial de cada teórico, suas ideias são aplicadas isoladamente a diferentes trabalhos fotográficos. A seguir, articulações entre as propostas teóricas dos diferentes autores são compostas para elaborar diversas possibilidades simbólicas dos espaços em diferentes projetos fotográficos produzidos em diversos países. Ao todo são analisadas dezenove propostas, de quinze fotógrafos. Acredita-se que nesse processo questões ainda não tão claras sobre os espaços da fotografia, e da própria fotografia como elemento expressivo e simbólico, possam passa r para um primeiro plano.