O livro Da moral e cívica à ética: o currículo de filosofia em análise faz uma investigação sobre o ensino da ética no ensino médio da rede estadual paulista, mediante o currículo de Filosofia. O autor procura abordar os desdobramentos característicos das análises curriculares sempre de modo criterioso. A inquietação explícita no livro ganha fundamento no seguinte questionamento: considerando o currículo de Filosofia, quais as possibilidades do ensino e aprendizagem da temática ética pelos estudantes da rede estadual paulista? Seria uma discussão sobre ética ou Educação Moral e Cívica (EMC)? Lembrando que a EMC esteve presente, por força de decreto, nos currículos de toda educação formal do Brasil, no período de 1969 a 1993. Foram analisados os documentos curriculares, Caderno do Professor e do Aluno para o ensino médio da rede estadual paulista, programas curriculares para Educação Moral e Cívica, Decreto-Lei 869/69 e a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de 1996. A ética proposta nos documentos para Filosofia apresenta-se com maior clareza conceitual e liberdade ao pensamento e convida o sujeito à prática reflexiva; já as propostas de ensino dos programas para a EMC seguem na direção do ordenamento, da imposição, típico das ações conhecidas dos governos autoritários. Em meio a essas e outras questões de interesse público, por debater assuntos imprescindíveis a toda sociedade, o tema da educação está sempre na pauta do dia. Trazer, para a arena das discussões, temas relacionados ao ensino e à aprendizagem dos jovens em formação e colocar o dedo na ferida dos valores sociais, culturais e religiosos, questionando sua validade, para isso confrontando métodos de ensino ora tradicionais, certamente causará desconforto nas mentes mais conservadoras.
Este livro foi cuidadosamente elaborado com o objetivo de contribuir com a educação ética e a ética na educação deste país, historicamente maltratadas, relegadas aos últimos degraus na relevância social, sendo prioridade apenas nos discursos vazios em épocas de caça aos votos.