O espetáculo das touradas em Cuiabá foi uma importante manifestação popular que perdurou do século xix até meados do século xx, e fazia parte de outra manifestação popular religiosa, a festa do divino espírito santo. Nesta obra, marisa camargo analisa o processo de transformação desta prática em signo de barbárie, além de buscar compreender a pratica como tal e o lugar que ocupava na sociedade cuiabana, investigando as condições do desaparecimento deste espetáculo que se deu por volta de 1936, examinando, entre outros recursos, os discursos e os argumentos que foram usados para justificar o seu fim. Demonstra também o período de rápidas transformações urbana que ocorreram em mato grosso nas décadas de 1961/ 70, onde vários intelectuais relembraram a tourada, com grande nostalgia, se dedicando a escrever sobre seus aspectos, aquele que acreditavam ser os traços das mais autenticas tradições de sua terra, narradas em tom autobiográfico, influenciados pela invasão cultural estrangeira que acontecia no brasil neste período, a qual causou, conforme os próprios moralistas disseram, "a perda de sua identidade cultural".