A coleção Olhar Arquitetônico compõe-se de extratos ensaísticos de monografias, dissertações e teses apresentadas em escolas brasileiras de arquitetura. A versão sintética visa oferecer a um público maior e mais diversificado os argumentos mais importantes e significativos dos trabalhos acadêmicos, cumprindo assim a necessidade fundamental da circulação das ideias concebidas dentro dos muros universitários.
O segundo volume da coleção traz as ideias presentes na dissertação de mestrado “A obra de David Libeskind – ensaio sobre as residências unifamiliares”, defendida em 2004 no programa de pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Por se tratar de arquiteto ainda inédito em livro monográfico, essa edição cumpre o papel de colocar em evidência uma obra muito qualificada, mas pouco conhecida (com a grande exceção do Conjunto Nacional na Avenida Paulista, marco arquitetônico dos mais significativos de São Paulo).
Com o apoio de uma farta documentação iconográfica, o texto apresenta a trajetória do arquiteto desde a sua formação intelectual em Belo Horizonte no final dos anos 1940, onde cursou a Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais e se iniciou nas artes plásticas pelas mãos do pintor modernista Guignard, até seu estabelecimento em São Paulo no início dos anos 1950. Ali ele desenvolverá uma obra numerosa e em intenso diálogo com as ideias modernas em voga, tendo como pano de fundo as grandes transformações urbanas sofridas pela capital paulista – que se torna nesse período a maior metrópole brasileira.