Comentário do Pe. Paiva (Raul Pache de Paiva, SJ)
diretor de redação da revista Mensageiro do Coração de Jesus, uma publicação de Edições Loyola
Numa sociedade em que a vida se prolonga e a família se fragiliza ou se desfaz, pensar eticamente a problemática do idoso como o faz o autor, pode ser de grande enriquecimento para os nossos professores, estudantes de filosofia, sacerdotes e religiosos, além dos que assumem, de um modo ou de outro, o cuidado dos idosos. O autor é professor doutor de Filosofia e fundador do departamento de Bio-ética da Universidade de Cleveland/USA. Pensar problemas, mesmo num círculo aparentemente restrito, como o será, sem dúvida, o dos leitores deste livro, é encaminhar, de algum modo, soluções.
Mais informações sobre o livro
Contra-capa
Respeitar a autonomia de idosos incapacitados é uma questão ética muito importante para os provedores de cuidado de longo prazo. Neste livro, George Agich abandona cômodas abstrações para revelar as ameaças concretas à autonomia das pessoas nessa fase da vida, em que conflitos éticos, dilemas e tragédias são inevitáveis.
Afirma o autor que conceitos liberais de autonomia e de direitos individuais são insuficientes, e oferece um conceito de autonomia que se equipara às realidades de cuidado de longo prazo. O livro expõe, portanto, uma estrutura de apoio para que enfermeiras possam desenvolver uma ética de cuidado de longo prazo dentro do ambiente complexo no qual muitos idosos dependentes se encontram.
Publicado anteriormente como Autonomy and Long-term Care, esta edição considera trabalhos recentes e desenvolve as visões de George Agich sobre o significado da autonomia no mundo real. O autor escreve com paixão e interesse sobre o assunto, associando uma abordagem culta e fenomenológica à ética e identidade pessoal, com consciência das necessidades de idosos vulneráveis e seus enfermeiros. O livro é de grande interesse para bioéticos e profissionais da saúde.