Id nasceu Amarides Aparecida Cardeal Vasco em uma cidade no sudoeste de Minas Gerais – São Sebastião do Paraiso, e disto ela sempre gostou. Primeira filha de uma mulher muito jovem teve um nascimento traumatizante, que lhe deixou importantes sequelas de paralisia cerebral. Suas dificuldades trouxeram muitas limitações, menos no acolhimento amoroso familiar.
Na década de sessenta as opções para tratamento em uma região essencialmente agrícola eram escassas. Id sofreu consequências da falta de recursos materiais da família e do desenvolvimento da medicina em sua época, como consequência ela ficou aquém em suas potencialidades. Mas desenvolveu silenciosamente - e manteve, seus recursos psíquicos e de alma. Suas limitações na expressão da fala a colocaram, sempre, um pouco atrás das conversas.
Este livro vem contar um tanto de suas ideias e pensamentos. Aqueles que sempre quis compartilhar, mas que em suas palavras “as pessoas não têm paciência para ouvir” por que ela demora mais para seexpressar através da fala, por sua dicção pouco clara.
Este livro é uma possibilidade de fazer marcas em nós pelo que pode contar e pelo que muitas vezes a coloca à nossa frente. Um livro que transmite o que já está presente no nome pelo qual a autora é conhecida: Id.