O armário é uma metáfora bastante eficiente para explicar o processo de apagamento, restrição de circulação, exclusão social de temáticas, de corpos e identidades LGBTQIA+ em nossa sociedade. Nesta obra, o que se pretendeu foi a realização de uma leitura “fora do armário” de um dos mais significativos poetas das Literaturas de Língua Portuguesa no fim do Século XX: Luís Miguel Nava. Por meio de confrontos de leituras de aquém e de além-mar, buscou-se revelar como a crítica literária especializada, sistematicamente apagou ou simplesmente ignorou, sob o pretexto de “uma escolha de leitura”, imagens do desejo homoerótico, bastante explícitas, nos poemas de Nava. Poder-se-ia pensar que as restrições viriam de práticas já consolidadas em Portugal, no entanto, quando a recepção dessa obra se volta para o macrossistema das Literaturas de Língua Portuguesa, o que se observa é o pânico homossocial se espraiando e silenciando “os amores que não ousam dizer o seu nome” também por outros espaços nos quais as poesias do poeta português circularam. Por isso, o principal objetivo deste livro é contribuir para o estabelecimento de uma crítica literária “fora do armário”, que reconhece o papel da política das identidades e das representações nos jogos sociais, desvelando alguns dos tabus sobre a homossexualidade que ainda permeiam nossa sociedade.