O domínio das ciências cognitivas interroga as relações entre o cérebro e o pensamento.Estas relações desenvolvem se de acordo com as contrariedades ligadas à maturação biológica, mas também aos efeitos do ambiente social e cultural. Daí resulta queas concepções do desenvolvimento cognitivo são as de uma ontogénese do pensamento em contextos.Esta obra propõe colocá los em debate. Depois de uma apresentação do pensamento de Jean Piaget e dos seus limites, oferece uma análise, autor por autor, das teorias contemporâneas.Esta exposição teórica é ilustrada por uma ou duas investigações relativas ao desenvolvimento de certas competências cognitivas conservação, categorização, número, etc. Estas teorias são aqui identificadas pelo nome do seu autor: Jérôme Bruner, John Flavell, Robert Siegler, Juan Pascual Leone, Robbie Case, Pierre Mounoud, Annette Karmiloff Smith, Jacques Lautrey, Olivier Houdé. Daqui resulta uma imagem do desenvolvimento da criança que surge como uma espécie de puzzle, devido a concepções ou pontos de vista diferentes, por vezes até opostos, cuja necessária coexistência é discutida.