Desenvolvimento de Materiais Didáticos para Português como Língua Não Materna: Experiências e Desafios centra-se numa área que tem conhecido um crescimento significativo, que se traduz no surgimento de propostas inovadoras para o ensino e aprendizagem de Português como Língua não Materna (PLNM) e Português como Língua de Herança (PLH), dirigidas a faixas etárias e contextos de aprendizagem variados. Não obstante, há ainda bastante caminho a percorrer, designadamente no que diz respeito à necessidade de desenvolver materiais didáticos para públicos-alvo específicos, mais sustentados cientificamente, e que promovam também, de modo consistente, competências gerais fundamentais, como a competência de aprendizagem ou a competência intercultural. Perante a importância desempenhada pelo material didático no processo de ensino e aprendizagem, este livro tem como finalidade reunir relatos de especialistas sobre experiências de desenvolvimento de materiais didáticos dirigidos a PLNM e PLH que possam contribuir para a construção e expansão do conhecimento desta área em Portugal. Dirige-se, em particular, a investigadores, professores, autores de materiais didáticos, mas também a outros profissionais da área do ensino de línguas que queiram aprofundar os seus conhecimentos neste domínio. ·A Área de Desenvolvimento de Materiais Didáticos: Caminhos Percorridos e a Percorrer ·Desenho Instrucional para a Aprendizagem e o Ensino do Português como Língua Não Materna: Entre Assunções Teóricas e o Real Pedagógico ·O Português como Língua Veicular de Saberes Escolares: Pistas para a Conceção de Materiais Didáticos ·Mobilização da Competência Plurilingue em Materiais de Português como Língua Não Materna: Um Estudo de Duas Gramáticas Pedagógicas ·Produção de Manuais: Que Princípios Pedagógicos Adotar? ·A Construção Participada de Materiais Didáticos: de Experiências com Aprendentes Chineses a um Quadro Orientador ·Das Expetativas à Diferenciação: Percursos de Construção de Materiais Didáticos no Ensino Superior ·Ensinar Português a Falantes de Espanhol Língua Materna/Língua Segunda: Para uma Consciencialização Lexical dos Aprendentes ·Entre o Lúdico e o Acolhimento: Reflexões Sobre Encaminhamentos Didático-Pedagógicos a Partir do Ensino de Português para Migrantes ·Ensinar e Aprender em Ambientes Digitais: o Português como Língua Não Materna "Na Palma da Mão" ·Materiais Digitais e Textos de Leitura Extensiva: Para Lá da Sala de Aula ·A Realidade Aumentada na Aprendizagem de Vocabulário: Contributo para a Adequação Pragmática ·Benefícios de um Manual Online para Aprendentes de Herança de Português