A cartografia é uma linguagem utilizada em diversas áreas do conhecimento, tendo assim um caráter multidisciplinar. Entretanto, ela é utilizada como um instrumento fundamental para a construção do discurso geográfico. No ensino, a cartografia tradicionalmente é associada à geografia, tanto em práticas em sala de aula como nos livros didáticos e documentos inerentes à educação. Diante disso, o presente livro tem como objetivo central abordar uma metodologia diferenciada para o ensino de cartografia no ensino de geografia, visando dar oportunidades para que professores e estudantes de graduação tenham novas opções metodológicas e teóricas para sua abordagem em sala de aula, principalmente nos ensinos fundamental II e médio.
A cartografia tem que se desvincular de um discurso único, voltado ao universo matemático – cartesiano, abrindo portas para novas abordagens essencialmente qualitativas, desvendando os fenômenos geográficos inerentes à realidade e mostrando seu potencial analógico no planejamento e na prática docente.
Livro recomendado para estudantes de bacharelado/licenciatura em geografia e pedagogia, pesquisadores da graduação (TCC e Iniciação à pesquisa) e pós-graduação da grande área educacional, professores de geografia da rede de ensino básica e gestores escolares (supervisores e coordenadores pedagógicos). Como destaque, o livro é muito útil para os docentes no planejamento e desenvolvimento de suas práticas e trabalhos em sala de aula, visando à construção de planos de aula e sequências didáticas em geografia e cartografia.