Acreditar em si mesmo é o primeiro passo para realizar os seus sonhos.
Aqueles que nascem em regiões remotas com poucos recursos ou poucas oportunidades parecem sofrer o estigma de viver um destino certo: permanecer onde se está e não encontrar novas perspectivas de vida. Mas será que essa é mesmo uma verdade absoluta?
Orlando Silva nasceu na roça, no interior do Piauí, e desde cedo sempre teve a certeza de que, para viver a vida que desejava, só precisava de determinação e oportunidades. Se elas não se faziam presentes, Orlando tratava de criá-las e logo percebeu que os estudos e a capacidade de se relacionar com as pessoas certas estabeleciam os caminhos para a jornada que ele desejava trilhar.
De camelô a diretor-executivo de grandes empresas no cenário nacional, em Determinação, Orlando Silva nos ensina por meio de sua história inspiradora que saber encontrar a automotivação e não dar ouvidos às palavras desmotivadoras são a chave para aqueles que sonham em traçar a própria rota e realizar os sonhos mais audaciosos.
Orlando Silva nasceu em uma família humilde no interior do Piauí. Ainda criança, ia para a escola, numa cidade vizinha, montado em um burro debaixo de um sol escaldante. Trabalhava na roça para ajudar a família e, para continuar os estudos, logo precisou começar a trabalhar também num comércio local. Ele sabia da importância dos estudos para criar uma realidade diferente da que vivia e, aos 11 anos, para não deixar de estudar, se viu obrigado a ficar longe da família e a trabalhar como auxiliar em uma pensão. O coração apertava de saudade e ele sentia falta dos cuidados dos pais, mas sua determinação era maior.
Pulou de cidade em cidade até conseguir concluir parte dos estudos no Nordeste e até chegar a São Paulo para fazer faculdade. Ele deixou de ser um menino da roça para viver o sonho da cidade grande e construiu uma carreira de sucesso no varejo brasileiro, chegando a atuar na diretoria de grandes redes como Grupo Pão de Açúcar, Walmart, Pe