Nesta obra, Carlos Tavares de Oliveira, com absoluta autenticidade, relata a história dos dez principais portos mundiais. Sempre a convite oficial – para melhor acesso a informações – visitou pessoalmente todos eles, alguns mais de uma vez, como Roterdã (4 vezes), Xangai (3 vezes), Hamburgo (2 vezes), Le Havre (2 vezes) e Hong Kong (2 vezes). Esses 10 portos estão espalhados pelas três áreas geográficas que dominam o comércio internacional: Ásia, América e Europa. Assim, na primeira parte do livro estão os asiáticos de Xangai, Ningbo, Singapura e Hong Kong; na segunda, os europeus de Roterdã, Antuérpia, Hamburgo e Le Havre; e, na terceira, os norte-americanos de Los Angeles e Nova York. No primeiro Capítulo, ao focalizar Xangai, líder mundial em tonelagem de carga e contêineres, fica demonstrada a importância desse grande porto para o desenvolvimento da China. Relata, inclusive, a visita do autor à famosa fábrica da empresa Zhenhua, que fornece pontes-rolantes para 78% dos principais portos do planeta, inclusive brasileiros. Na parte da Europa é mencionada a acirrada disputa entre os quatro grandes portos (Roterdã, Antuérpia, Hamburgo e Le Havre) pela conquista de usuários, exportadores/importadores, procurando sempre oferecer menor custo e maior produtividade. Quanto aos da América, o porto de Los Angeles, nos últimos anos, assumiu a liderança da área, superando Nova York – principalmente em valores – devido ao crescimento da movimentação com a China. Pelo Pacífico, é claro. Amenizando o texto, repleto de informações técnicas, o autor incluiu, no fim de cada Capítulo, fatos ocorridos na história desses portos, alguns históricos e outros pitorescos, como a troca da ilha de Manhattan por um baú de bugigangas. Nessa parte estão incluídos dois episódios engraçados, referentes a gafes cometidas pelo próprio autor e também pelo Presidente da República.