Esta obra traz um conjunto de cento e doze cartas, recebidas ao longo de 40 anos pela compositora Jocy de Oliveira. A correspondência preciosa – e até agora inédita – expõe ideias, vivências e realizações de alguns dos expoentes da música de concerto do século XX, entremeadas pelas observações da autora, contextualizando fatos e explicando circunstâncias.
O volume traz cartas inéditas de Igor Stravinsky, Robert Craft, John Cage, Luciano Berio, Karlheinz Stockhausen, Iannis Xenakis, Eleazar de Carvalho, Claudio Santoro, Lukas Foss, Robert Craft e Olivier Messiaen, trocadas ao longo de décadas com a autora. Além das cartas em fac-símile, o livro reproduz ainda partituras manuscritas em primeiras versões e não editadas.
O raro material reunido neste livro é inteiramente originário do acervo de Jocy, que introduz e comenta essas cartas oferecendo ao leitor um recorte único da sua vivência artística e pessoal junto a obra e vida desses compositores. O livro revela momentos históricos, musicais, pessoais, tocantes e até tiradas de humor, entre os anos 1960 e 1980, no cenário da música contemporânea. Jocy, que foi solista em duas ocasiões sob a batuta de Stravinsky, recebeu, na qualidade de pianista e amiga, peças especialmente escritas por compositores como Berio, Cage, Xenakis e Santoro. Importante ressaltar que Jocy gravou para os selos Vox e Polygram dos EUA, como pianista, grande parte da obra de Messiaen – trabalho que hoje é distribuído pelo selo internacional NAXOS.