O objetivo do livro é um convite ao autoconhecimento, através do compartilhar dessas reflexões em forma de poemas, que advêm do observar desse diálogo interior. Reflexões que pululam em todos nós, e que alguns observam, outros não.
A proposta é exatamente convidar o leitor a “se ouvir internamente”, e conhecer-se mais profundamente, através do observar do seu riquíssimo uni-verso íntimo, que como as vozes exteriores, também ressoam em nós as vozes internas, das dúvidas, dos sentimentos, das emoções. Mas também da intuição, da harmonia, da sabedoria que é germe divino que ecoa em nós todos.
Quais benefícios pode trazer essa escuta e o autoconhecimento?!
Já dizia Apolo – o Deus Sol – em inscrição na entrada de seu santuário em Delfos: “Conhece a ti mesmo e conhecerás o universo”!
Ao conhecermos a natureza misteriosa de nós mesmos, conheceremos a natureza de todas as coisas. Pois conhecendo melhor como agem em nós as emoções e pensamentos, ao nos sentirmos partes integrantes de um universo infindável, ao saber que compartilhamos da imensa energia criadora, abrimos caminho para percebermos a vida e as situações, o que elas nos trazem e o que podemos transformar a partir disso em nós, para termos mais harmonia em nossa vida.
Isso nos permite não ficarmos reféns de sentimentos de tristeza, raiva, desâ-nimo, tornando-nos capazes de ressignificá-los. Percebemos, também, clara-mente a nossa responsabilidade na solução dos acontecimentos, deixando de lado a ideia equivocada de esperar que a solução venha de fora, de outras pes-soas, mas passamos a observar e acolher mais nossos “diálogos internos”, pois que esses ao serem ouvidos por nós, podem ajudar na solução de nossos conflitos, por consequência seremos mais plenos e felizes.
(...)