Dois autores, duas formações distintas, dois modos de pensar. Uma paixão compartilhada: o debate de assuntos que intrigam a humanidade. O que poderia ter acabado em renhida disputa transformou-se em um livro a quatro mãos: Diálogos sobre a vida, escrito por Dom Fernando Antônio Figueiredo (bispo da diocese de Santo Amaro, em São Paulo) e pelo advogado e jornalista Antonio Penteado Mendonça. Os autores são membros da Academia Paulista de Letras. As reuniões periódicas na associação possibilitaram a descoberta de afinidades intelectuais e filosóficas que resultaram na concepção da obra, lançada pelo selo Principium.
Sacerdote empenhado no trabalho de evangelização – tem programas de rádio e TV e celebra missa transmitida semanalmente pela Rede Vida e pela Rede Globo – Dom Fernando posta diariamente em seu blog uma meditação baseada em alguma passagem do Novo Testamento. Leitor assíduo desses textos e cronista, Mendonça passou a produzir reflexões que dialogam com os ensinamentos do bispo.
As duas vozes distintas e complementares – a do homem das leis divinas e a do homem das leis terrenas – resultam em um livro que, longe da pretensão de trazer respostas, procura inspirar na busca pela verdade. O diálogo estabelecido entre os autores, em certo sentido, induz o leitor à reflexão, examinando a própria postura diante da realidade.
Como reagir às adversidades? Como se comportar num momento de sorte? Como fazer escolhas? As interpretações de Dom Fernando e de Mendonça acerca de episódios da vida de Jesus fornecem um conjunto de parâmetros para que, em pleno uso do livre arbítrio, seja possível tomar as melhores decisões na busca por significado e propósito, ingredientes essenciais para o bem viver. Em tempos de desencontro de valores humanos, o livro brinda o leitor com um presente: a oportunidade do resgate individual.