Aprender a ler e a escrever com ênfase na emergência da criatividade nesse processo é um desafio que vivemos com a experiência com o Diário de ideias. Por que aprender criativamente a ler e a escrever? Com múltiplas possibilidades de respostas, é possível considerar que neste tipo de aprendizagem o estudante pode atuar com o que aprendeu na vida, experienciar um processo autoral, protagonista e de geração de ideias próprias e novas que transcendem o que está posto, bem como ter relação lúdica com o aprender, em um processo de aprendizagem profundo que favorece o desenvolvimento da subjetividade.Neste viés, com a presente obra, apresenta-se ao leitor a experiência do Diário de ideias como uma forma de favorecer tipos de aprendizagens mais complexas, como a aprendizagem criativa dos processos de ler e escrever, em um exercício que invita a todos os participantes do processo, estudantes, familiares e professores, dentre outros, a serem agentes ou sujeitos do ensino e da aprendizagem. No Diário de ideias, está presente a escuta sensível, atenta e interessada para as narrativas e os registros dos aprendizes, para as possibilidades da diversidade da linguagem infantil, para as investigações próprias das crianças sobre o universo da leitura e da escrita. O leitor encontrará um livro/diário para viver a experiência de ler e escrever como autor, com ênfase na produção de ideias próprias. A própria capa do livro contém um espaço destinado à escrita do nome para o leitor/autor. Este livro, pelo relevante tema que aborda e pela proposta inovadora da experiência com o diário de ideias, constitui um convite para a reflexão crítica e criativa, para o diálogo produtivo e especialmente para transformações na prática pedagógica. Ele pode ser de interesse e utilidade para pesquisadores, professores, coordenadores pedagógicos, gestores, pais, estudantes de graduação e pós-graduação, enfim, para todos aqueles que estejam interessados em que a aprendizagem da leitura e da escrita se torne realmente uma importante base para novas e mais complexas aprendizagens, sendo uma enorme motivação promotora de desenvolvimento.