nova edição do conceituado Dicionário da Mitologia Grega escrito por Ruth Guimarães. Com capa dura e miolo impresso em papel pólen, o dicionário reúne mais de 1.000 verbetes redigidos em linguagem clara e concisa sobre os deuses, semideuses, heróis e lugares mitológicos da Grécia clássica. A autora, Ruth Guimarães (1920-2014), é um dos grandes nomes da literatura brasileira, reconhecida por trabalhos autorais como o romance Água Funda (1946), e por numerosas traduções, nas quais emprestou seu talento a autores tão diversos como Apuleio, Balzac e Dostoiévski. A propósito, sua versão para O asno de ouro de Apuleio é considerada, por muitos, a melhor da língua portuguesa.
“Impossível conhecer a civilização de um povo sem conhecer-lhe a mitologia. Impossível ainda ler-lhe os autores, com proveito, sem saber dos seus deuses e tradições. Pensai se poderíamos conhecer o imaginoso povo grego, sem tomar conhecimento mais íntimo com a riqueza de sua mitologia. Temo-la como base de nossa literatura (ocidental), entrosada em todas as nossas formas de expressão, riqueza da nossa arte, fundamento e estrutura do nosso pensamento.” Assim Ruth Guimarães explica a utilidade do Dicionário da Mitologia Grega para leitores de autores clássicos, estudantes e professores, jornalistas e escritores – para todos, enfim, que queiram familiarizar-se com a riquíssima mitologia grega.
Acresça-se que Ruth Guimarães pesquisou e registrou, em livros, mitologia e teogonia de povos indígenas brasileiros e de matriz africana, correntes nas lendas, mitos e fábulas contadas oralmente em vários lugares do Brasil.
Para a elaboração deste dicionário, Ruth Guimarães pesquisou e compilou informações de variadas fontes por mais de quatro anos. A primeira edição foi publicada em 1972, com reedições até a década de 90. Desde então, a obra estava esgotada.