Publicado em parceria com a Editora Loyola, esse Dicionário de Espiritualidade, em três volumes, contém cerca de 700 verbetes sobre temas da espiritualidade cristã. É uma obra especial que não tem similares no Brasil e que, pela riqueza e profundidade de seu conteúdo, tem o seu lugar garantido em todas as bibliotecas do país, como uma obra de referência.
Trata-se de uma obra muito oportuna neste momento histórico de profundas mudanças e, ao mesmo tempo, de busca de vivência de uma espiritualidade mais existencial por parte de tantas pessoas das mais variadas religiões. Hoje, a espiritualidade está no centro da atenção da teologia, da vida da Igreja e das pessoas em particular.
O Pe. Ermanno Ancilli, especialista em Espiritualidade e principal organizador desta obra, assim a define: "um válido instrumento de informação e de orientação sobre problemas que tocam o coração da pessoa e sobre os grandes mistérios que dão sentido à sua vida, iluminando o seu destino e marcando o seu fatigoso caminhar".
Escrita em linguagem clara e, ao mesmo tempo, profunda, dirige-se a todos os que se interessam pela espiritualidade. Em particular, é um instrumento de consulta e de estudos imprescindível para um aprofundado conhecimento dos diferentes aspectos da teologia espiritual. De modo especial, constitui um ponto de referência para o estudo científico da Teologia Espiritual, tanto para os professores como para os alunos. Uma rápida consulta de um verbete histórico ou doutrinal permite ter logo uma síntese segura e respeitável sobre o assunto.