Por mais de trinta anos ministrei aulas de matemática, física e química. Nessa trajetória observei que muitos alunos não assimilavam as três referidas matérias por falta de base em matemática, buscando nos livros didáticos ou como professores particulares o que lhes faltava.
Nos livros didáticos teriam que pesquisar em diferentes volumes (de acordo com o nível escolar) e nem sempre poderiam encontrar nos indicies o que procuravam, pois a base que lhes faltava impedia que identificassem o volume certo. As dúvidas persistiam em assuntos como conjuntos, regras de sinais, notação matemática, equações de primeiro e segundo graus, porcentagem, frações, operações fracionarias, mmc, mdc, entre tantos outros conteúdos.
Nesse contexto nasceu a ideia de criar o DICINÁRIO DE MATEMÁTICA, um volume único capaz de sanar duvidas, com conteúdos explicados e exemplificados de modo objetivo. Este material não tem por objetivo substituir os livros didáticos, mas ser um recurso de apoio no entendimento da matéria e um complemento escolar, facilitando a vida do estudante, de modo a proporcionar melhor base na sua formação.
Também foi pensado para aqueles que buscam preparar-se para concursos, vestibulares ou ENEM, pois encontrarão um aliado com definições que facilitam o entendimento dos conteúdos, além de exemplos básicos e resolvidos, proporcionando prazer em estudar.
Os conteúdos e termos aqui apresentados foram elaborados com base nos programas do Ensino Fundamental e Ensino Médio, dispostos em ordem alfabética.
Os conteúdos referentes Ensino Médio são diferenciados dos demais através do símbolo #, escrito ao lado do verbete para facilitar a identificação.
Foram compilados aproximadamente mil termos ou conteúdos de grande necessidade para o desenvolvimento do estudante, comentados ou exemplificados.