Esta obra destina-se a ser uma ferramenta eficaz para todos os que se interessam pela formação de professores, pela pedagogia e sua evolução. Aos estudantes, propõe elementos cómodos para esclarecer as suas leituras diárias, um conjunto de elementos diversificados facilmente mobilizáveis para a preparação de um dossier ou de uma apresentação, uma iniciação a novos conceitos e à sua génese. Aos professores, proporciona uma rememoração de um saber histórico, teórico e administrativo, sobre as evoluções da escola cujas significações intelectuais e psicológicas se encontram, por vezes, obscurecidas pelas aplicações práticas rotineiras ou excessivas. Finalmente, este dicionário, em que os artigos e notas foram redigidos com a preocupação permanente do esclarecimento e da objectividade, é de fácil acesso e manejo pelo grande público. A ordem alfabética, um índice abundante, as correlações que acompanham a maioria das entradas, uma bibliografia voluntariamente sucinta, uma lista das siglas uti lizadas permitirão a cada leitor encontrar a informação que lhe for útil num dado momento e construir ao seu próprio ritmo, de uma maneira pessoal, a sua reflexão sobre a genealogia dos problemas da pedagogia e sobre as respostas actualmente propostas