Esta obra reúne textos sobre as instituições educacionais de origem protestante no Brasil, abordando sua trajetória histórica, eventos e personalidades marcantes, entre outras informações relevantes. Autores de diversas áreas de pesquisa e atuação profissional oferecem aqui um conteúdo inédito e abrangente que permitirá ao leitor conhecer e compreender melhor a implantação e a influência extraordinária dessas instituições e do próprio Protestantismo ao longo dos séculos e em segmentos distintos da sociedade brasileira. Não podemos compreender o processo de formação e afirmação do Brasil enquanto país e nação sem termos em conta o papel das instituições de cunho protestante nas questões socioeconômicas e educacionais. Em grande medida, podemos considerar que boa parte da forma mentis do povo brasileiro deve muito à influência modeladora dessas instituições, cuja atuação foi sempre de vanguarda, com classes mistas, aulas de educação física, ausência dos castigos físicos e métodos de ensino inovadores. A presença de uma espiritualidade e de um ideário próprios, com normas ético-deontológicas observadas pelos alunos e professores, deixou marcas profundas na formação de cada indivíduo que as frequentou. Não só encontramos os herdeiros do ensino dessas instituições dentro de seus espaços, na condição de mestres ou dirigentes, como também os encontramos atuando ativamente em diversos setores estratégicos e fundamentais da sociedade brasileira, onde contribuem positivamente para o seu desenvolvimento.