O Dicionário Global da Língua Portuguesa foi elaborado para facilitar a aprendizagem desta riquíssima língua a todos os que a estudam como língua estrangeira, língua segunda ou língua não materna, mas também a todos os naturais de países de língua oficial portuguesa.
O subtítulo de “autoexplicativo” classifica-o de uma forma adequada, pois todas as palavras usadas ao longo do dicionário aparecem também como entradas e, assim, quando o utilizador se deparar com alguma palavra mais difícil, podeconsultá-la no próprio dicionário, sem necessidade de recorrer a outra fonte de informação. Este dicionário tenta também responder ao desejo de muitos professores estrangeiros que ensinam português nos seus respetivos países e que há muito ansiavam por uma ferramenta de trabalho como esta, conforme manifestado no Congresso “O Universo da Língua Portuguesa”, promovido pelo Instituto Camões em maio de 2001.
O tratamento das entradas está dividido em várias secções (exemplos – ou provérbios –, locuções, idiomatismos e combinatórias) de forma a ajudar o leitor a encontrar com rapidez o que procura saber.
A língua portuguesa é das que continuam a crescer nos vários continentes e a ficar cada vez mais rica. Para tal, contribuem todos os paísesque a têm como língua oficial. Este dicionário continuará a registar esses contributos.
O Dicionário de Língua Portuguesa que ora se edita tem como caraterística ter como principal alvo o público estrangeiro que aprende português. Trata- -se de umaobra que há muito era esperada e vem colmatar um vazio injustificável.
Ana Paula Laborinho
Presidente
Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.