O livro Dinâmica de Grupo X Competências na Educação: estratégias para auxiliá-lo em suas atividades, da autora Marisol Massaroli, tem como objetivo contribuir com estudantes, professores, coaches, gestores, líderes, psicólogos, consultores e todos os profissionais que tenham necessidade de pesquisar ou trabalhar os temas Competência, Dinâmica de Grupo e Educação. Seu foco é o desenvolvimento de pessoas, grupos e equipes, no sentido de possibilitar: Maior conhecimento em relação aos temas autoconhecimento, criatividade, comunicação, relacionamento interpessoal, trabalho em equipe, liderança, empatia e comprometimento, entre outros; Maior conhecimento próprio, melhor compreensão das pessoas, novas ideias e comportamentos para lidar com as próprias emoções em todas as áreas da vida – afetiva, familiar, social e profissional; Um referencial teórico para embasar cientificamente os assuntos tratados; A teoria na prática, por meio das dinâmicas descritas – essa metodologia proporciona um aprendizado para além da prática profissional, possibilitando o desenvolvimento de habilidades para lidar e agir de forma eficaz diante dos acontecimentos do dia a dia; Um roteiro pronto para guiar suas atividades, as quais podem ser aplicadas em qualquer ambiente que haja grupos com intenção de crescimento; Poderosas técnicas da Dinâmica de Grupo, acelerando o desenvolvimento de competências. Dessa forma, a obra apresenta-se como leitura indispensável a todos que buscam conhecimento e prática para o desenvolvimento de competências. Seu conteúdo poderá auxiliá-lo a impactar propósitos de vida emocional, intelectual, social e profissional. À medida que mais profissionais em todas as áreas, principalmente na educação, levarem esse conteúdo para seus ambientes, possivelmente teremos como resultado a formação de profissionais e cidadãos mais humanizados, felizes e preparados para contribuir positivamente com tudo que lhe for apresentado. “Na explicação do CHA (Conhecimento, Habilidade e Atitude) Marisol se superou. É objetiva e paradoxalmente aprofundada, num complemento valioso para o entendimento do ser humano como um ser sistêmico e integral. A leitura do texto permitirá aos estudantes fontes valiosas de estudo e exploração, aprimorando o seu saber. Aos profissionais (consultores, coaches, psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, dentre outros), proporcionará um entendimento da colaboração que um processo educacional baseado no CHA pode dar ao desenvolvimento de competências e de como estruturá-lo.”