Autor(es): Ivan Horcaio
Edição: 1
Ano: 2025
Paginação: 658
Acabamento: Brochura
Formato: 16x23
ISBN: 9786560900318
Peso: 800gr
Sinopse:
No Brasil, quase todos os dias nasce um condomínio.
Pesquisas feitas junto à Receita Federal informam que existem por volta de 200.000 condomínios no Brasil e que o seu PIB de vários bilhões.
As áreas urbanas se adensam cada vez mais e os edifícios abrigam, ano a ano, um número maior de unidades. Também aumentam as necessidades dos condôminos, o que leva à expansão dos serviços, dos gastos e, consequentemente, da arrecadação.
Com uma velocidade gigantesca, os moradores em condomínios começam a perceber que podem exigir de sua administração um preparo e uma eficiência cada vez maiores, e isso somente é possível com a contratação de empresas e profissionais cada vez mais preparados.
Estima-se, somente no Estado de São Paulo, que existam mais de 30 mil condomínios na grande São Paulo e 45 mil em todo Estado.
A conta exata ninguém tem e, mesmo que os números apresentem divergências, o que todos concordam é que o mercado de condomínios cresce ano a ano, desconhece crise e torna sua gestão orçamentária cada vez mais complexa.
Claro que existem edifícios pequenos, sem elevadores nem áreas de lazer, mas há também condomínios-clube, que chegam a movimentar mais de R$ 3 milhões por ano.
Esse á um mercado em potencial para vários profissionais, entre eles os advogados que, se bem preparados, podem encontrar o seu nicho de atuação definitivo.
A grande maioria dos advogados que atuam nessa área não tem dedicação exclusiva e por conta desse fato não possuem o conhecimento pleno para atuar.
Desde antes do condomínio começar a ser construído já existe a demanda por advogados na elaboração de suas convenções e regimentos internos. As incorporadoras já precisam desses profissionais para começar a movimentação junto aos Cartórios de Registro de Imóveis e prefeituras.
Desde os seus primeiros dias o síndico precisa ser orientado le