Prefácio - A Odontologia vem progressivamente assumindo cada vez mais responsabilidade no importante espaço que lhe cabe no contexto das profissões de saúde. A consciência da necessidade de dar atenção a uma enorme quantidade de situações clínicas que necessitam de cuidados especiais vem levando ao longo do tempo à criação de programas voltados à qualificação de especialistas nas áreas de maior interface com a medicina. Cirurgia Bucomaxilofacial, Patologia Bucal, Estomatologia, Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais, Odontogeriatria e Odontologia Hospitalar são especialidades ou áreas de atuação que foram sendo criadas e hoje formam profissionais competentes em suas áreas de trabalho.
A frequência de problemas sistêmicos na população é tão grande, havendo inclusive muitos pacientes que desconhecem serem portadores destes problemas, que os cirurgiões-dentistas generalistas estão frequentemente sendo confrontados em sua atividade de clínica odontológica com situações onde cuidados especiais são necessários.
No entanto, na medida em que a responsabilidade de atuação de cirurgiões-dentistas junto a pacientes medicamente comprometidos ou simplesmente mais idosos aumenta, torna-se difícil para este profissional generalista, sem a formação do especialista, manter-se adequadamente informado e atualizado face ao enorme número de situações particulares em que um paciente pode necessitar atenção e cuidados especiais.
Esta publicação em língua portuguesa, Diretrizes para o Atendimento Odontológico de Pacientes Sistemicamente Comprometidos, tem seu maior valor neste contexto, servindo como referência para consulta por Cirurgiões-Dentistas generalistas quando confrontados com situações especiais no exercício da clínica odontológica. Praticamente todo o espectro das condições sistêmicas que podem ensejar cuidados especiais é nela abordado e o clínico geral, confrontado com uma situação em que o manejo de um paciente necessite este tipo de atenção, encontrará nest