Como missionário em terra e a bordo de navios cargueiros e turísticos, tive a oportunidade de encontrar pessoas de todos os recantos do planeta. Culturas, religiões e etnias se abriram para me acolher, permitindo que eu as conhecesse em sua intimidade. Aceitar o desafio de abrir-me para elas criou espaço para me enriquecer com as diferenças.
Ocasião ímpar foi quando trabalhei no Japão e estive exposto às culturas orientais. Durante minha missão nesse país, os produtores da Rádio Vaticano sugeriram que escrevesse algumas crônicas sobre curiosidades e experiências que pudessem ser transmitidas no “Programa Brasileiro”.
Os textos são resultado de reflexão, convivência e partilha com as religiões e a cultura das pessoas que vivem no arquipélago nipônico. Esse trabalho pretende ser útil aos leitores em vários aspectos: enriquecendo-os com elementos culturais dos japoneses; divertindo-os com o relato de situações inusitadas; fazendo-os perceber que as diferenças enriquecem, possibilitando-lhes tirar conclusões que sejam úteis para a vida.
O desafio é fazer das diferenças uma fonte de enriquecimento e de fraternidade.