Folhear os jornais e as revistas dos quarenta anos em que Vsévolod Meyerhold trabalhou como diretor é certamente, para o leitor desavisado (ou para o marinheiro de primeira viagem), cair na mais profunda confusão. A imprensa da época, imediatamente após a estreia de qualquer um dos espetáculos daquele que tomou de fato para si a tarefa de revolucionar a arte teatral, era to-mada por uma tempestade de artigos e resenhas que afirmavam terem presenciado no teatro ou o fim dos tempos ou a própria revolução materializada em arte, sem meios-termos.De fato, o nome de Meyerhold é um dos que continua envolto em sombras até os dias de hoje, apesar dos incontáveis esforços de inúmeros pesquisadores de garimpar o precioso arquivo cha¬ma-do por Serguei Eisenstein de o tesouro . O assassinato de Meyerhold em 1940 e o massacre da Segunda Guerra Mundial fizeram com que o nome do diretor só voltasse a aparecer na imprensa soviética em 1956, criando um vácuo de deze¬s¬seis anos na transmissão viva dos ensinamentos práticos desse mestre. Hoje, no Brasil, conhecemos al¬¬guns aspectos da longa carreira de Meyerhold: seu trabalho como pe¬da¬gogo e pesquisador dos meios expressivos da cena, como criador da teoria biomecânica para a preparação de atores, como di¬re¬tor e encenador teatral. Com a publicação integral de Do Teatro, pela primeira vez em língua portuguesa e em tradução direta do russo, procuramos acender mais um refletor sobre o vasto campo de interesse que tem se tornado a vida e a obra do mestre no Brasil: desejamos fazer com que se ouça a voz do próprio Meyerhold.Do Teatro é o único livro orga¬nizado e publicado pelo autor em vida, em que se pode observar cla¬ra¬¬men¬te as pesquisas daquilo que formaria a base fértil para o desen¬vol¬vimento de quase todas as suas ideias, amadurecidas e concretizadas em seus trabalhos posteriores. Meyerhold trata da formulação de conceitos fundamentais da arte teatral a partir da análise de uma experiência histórica bastante concreta, e, por outro lado, descreve um período fértil e importante para a história do teatro com base nas formulações teóricas sobre o fazer teatral. Béatrice Picon-Vallin nomeia o prefácio desta edição com uma precisão enorme: trata-se realmente de um livro único.