No primeiro capítulo deste livro é discutido como a formação de nível superior precisa enfrentar o desafio de fazer a 'alfabetização tecnológica' dos estudantes universitários. Segundo a obra, o senso comum confunde informar com formar; a abundância de conteúdo digital disponível em blogs, vlogs, microblogs e portais de notícias leva informações altamente destiladas e pasteurizadas ao público consumidor. Confunde também tergiversar com ensinar; o recurso dos vlogs (postados principalmente no YouTube) colecionam centenas de milhões de acessos em torno de temáticas que têm a moral, a ética, os costumes, o cotidiano e o comportamento entre seus temas preferidos. No segundo capítulo é discutido como a educação superior deve cumprir seu papel de formar recursos humanos altamente qualificados visando produção científico-tecnológica e como a tecnologia pode ser aplicada no enriquecimento do processo ensino-aprendizagem. No terceiro capítulo o foco é a didática. Como pensar a condução de processo ensino-aprendizagem considerando as novas tecnologias da informação e comunicação? O nevrálgico tema da avaliação da aprendizagem (para que, o que, com que e como avaliar) é apresentado considerando os ambientes virtuais e a adequação na didática para atingir os objetivos de aprendizagem.