Relatar os processos de aprendizagem das crianças é uma oportunidade de contar um fragmento da história de vida de alguém. Junto a essa oportunidade, caminha a responsabilidade sobre as informações que são disponibilizadas pelas professoras nos documentos avaliativos. O livro “Documentos Avaliativos: 30 perguntas para qualificar a escrita de relatórios e pareceres” nasce a partir da demanda relatada por centenas de professoras que atuam na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, referente à dificuldade em elaborar bons relatórios avaliativos. A obra propõe-se a despertar o pensamento crítico-reflexivo das professoras sobre suas próprias escritas, ao instigá-las a refletir sobre perguntas acerca dos processos que antecedem a elaboração dos relatórios e pareceres e à escrita de maneira específica. Com linguagem próxima de quem atua no cotidiano escolar e repleta de exemplos que pretendem ser inspiração para a elaboração dos documentos avaliativos, a obra trata sobre a temática da avaliação de forma leve e fundamentada em autores que são referência nesse campo de estudos. Destinada a professoras e coordenadoras que atuam na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a obra Documentos Avaliativos: 30 perguntas para qualificar a escrita de relatórios e pareceres tem como objetivo instigar a reflexividade pedagógica. Com linguagem próxima de quem atua no cotidiano escolar e repleta de exemplos que pretendem ser inspiração para a elaboração dos documentos avaliativos, trata sobre a temática da avaliação de forma leve e fundamentada em autores que são referência nesse campo de estudos. As 30 perguntas de cunho prático-reflexivo propostas na obra levam as professoras a refletirem de modo crítico sobre suas próprias escritas. Trata-se, portanto, de uma obra eminentemente prática, elaborada a partir da leitura e revisão de mais de 3.000 relatórios avaliativos realizadas pela autora, que, a partir dessa vivência, se propõe a ensinar professoras a elaborarem uma escrita respeitosa e significativa nos documentos avaliativos.