Contar a história da urbanização e do urbanismo no Estado de São Paulo por meio das grandes obras públicas é a proposta do arquiteto Nestor Goulart Reis em 'Dois séculos de projetos no Estado de São Paulo: grandes obras e urbanização'. O livro focaliza fundamentalmente a história da instalação da infraestrutura, dos equipamentos e serviços que criaram e fortaleceram as condições gerais de desenvolvimento da economia paulista. A minuciosa pesquisa do autor mostra a evolução das obras públicas no Estado de São Paulo, trazendo elementos essenciais para que os agentes políticos, sociais e econômicos de hoje discutam alternativas para o desenvolvimento da urbanização por meio de políticas urbanas adequadas ao interesse público. Apresentado em três volumes e ilustrado com centenas de fotografias, desenhos e gravuras, apresenta também marcos do desenvolvimento paulista. O primeiro volume focaliza obras construídas entre o começo do século XIX e o fim do Império (1889). Os destaques são as primeiras ferrovias, os primeiros sistemas de iluminação pública e os primeiros equipamentos de saúde e educação construídos pelo poder público. O segundo tomo abarca o período da Primeira República (1889-1930), quando a modernização urbana se acelerou com obras de saneamento, sistemas de transporte urbano, as primeiras rodovias e usinas hidrelétricas, sistemas de abastecimento de água, canalização de rios, novos equipamentos de saúde pública, espaços dedicados às atividades culturais e ao lazer. O terceiro apresenta a industrialização e a formação metropolitana que tomaram impulso a partir de 1930 , período marcado pela introdução da tecnologia do concreto armado, que permitiu a realização de obras públicas de enormes dimensões, como centrais elétricas e rodovias, e grandes obras de infraestrutura urbana, como pontes e viadutos, além de centros de pesquisa e ensino universitário, complexos hospitalares, redes de trens de subúrbio e o Metrô de São Paulo.