Apresentando a Nano, a coleção de bolso da Antofágica, nada mais necessário e importante que o livro mais famoso do maior escritor brasileiro de todos os tempos. Uma obra reconhecida mundialmente e que instiga a curiosidade até naqueles que ainda não a leram. Mas lembre-se, para responder com propriedade se você acha que traiu ou não, só mesmo depois de ler Dom Casmurro.
Traiu ou não traiu? Para além da clássica pergunta que os leitores se fazem desde sua publicação, Dom Casmurro, forma, através dos monólogos e digressões do narrador-protagonista, um retrato das incoerências que somente um pensamento obsessivo e ciumento pode construir.
Prometido para o seminário desde o nascimento, o jovem carioca Bentinho precisa encontrar um jeito de fugir da vida na Igreja e realizar seu verdadeiro sonho: casar-se com a vizinha Capitu. Uma história de paixão, obsessão e ciúme se desenrola, em uma narrativa que contém contundentes reflexões sobre o Brasil de sua época, ainda muito relevantes para os dias atuais.
Neste livro que é um dos livros mais importantes da literatura nacional, Machado de Assis dá continuidade ao que os críticos chamam de fase madura de sua obra. Como apoio e contextualização para a leitura, Dom Casmurro e toda a coleção Nano apresentam um QR Code que, ao ser escaneado, direciona o leitor para um portal de textos extras. Neste local, disponibilizamos o texto de apresentação da produtora de conteúdo Camilla Dias, posfácios do especialista Rogério Fernandes dos Santos, da atriz Maria Ribeiro e do escritor Geovani Martins.