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    DOMÍNIOS DO DEMASIADO

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    Sinopse

    Sempre tive certeza que a autora tinha algo a dizer que só ela poderia dizer, que ela carregava uma loucura e um transbordamento que só ela poderia enunciar desse modo, e que todo o desafio consistia em encontrar o tom para que esse desejo de cidade se expressasse com máximo vigor, riqueza, intensidade. “O que você tem a ver com moradores de rua? Perguntei para alguns deles, um me respondeu: – A violência da imagem, eu acho, a violência.” Rituais de iniciação, magias, mitos, mendigos piratas videntes, ruídos, coletividades, submidialogias, ocupações – o campo de atuação escancarado no livro é uma fresta, que vislumbra uma alucinação muito viva e vivida por Fabiane Borges no período que antecedeu sua escrita, com destaque para os anos experienciados junto a diversas outras pessoas, artistas, ativistas e sem-tetos, então bastante misturados, na ocupação Prestes Maia, no centro da cidade de São Paulo. É “um torpedo poético e político”, segundo Peter Pál Pélbart, “com seu riso esquizo e alegria revolucionária”. É interessante lembrar, hoje, em 2018, que ali já se falava em tecnoxamanismo – “o tecnoxamã interpreta o mito do tempo e da natureza, colocando em xeque a calculabilidade do tempo capitalista, (…) da imagem de segurança de um ciborgue protegido e vigiado”. A performance, com menção direta a Renato Cohen, age juntamente à esquizo-psicologia clínica literária praticada pela autora, e que nomeia o mestrado no qual os escritos vêm afirmar-se como dissertação. Há, ainda, espaço para textos de outros autores que partilharam convivências e fazeres comuns, posto que o trabalho é fruto de subjetivações coletivas, fazeres dissonantes na cidade feroz e destruidora, doída, que toca o corpo, chega bem perto, até transbordar. (I.N.)

    Ficha Técnica

    Especificações

    ISBN9788579700699
    Pré vendaNão
    Biografia do autorPesquisadora da Subjetividade, Arte e Tecnociência. Investe na transdisciplinaridade como fonte de recursos para análise do contemporâneo. Seus projetos articulam-se na intersecção entre humanas e exatas, arte e ciência, subjetividade e tecnologia. Fez Graduação em Psicologia / (URCAMP/RS - 1992 a 1998), Mestrado (2003-2007) e Doutorado (2008-2013) no núcleo de Subjetividade na Psicologia/PUC/SP (Capes). Sua dissertação foi sobre Arte e Subjetividade no contexto Urbano, dando ênfase à arte/política e arte/mídia, foi publicada com o nome -Domínios do Demasiado-/Ed. Hucitec/2010. Sua tese foi sobre -Cultura Espacial- onde investigou as relações subjetivas, políticas e culturais construídas em torno da Corrida Espacial, analisando discursos técnico-científicos, ficcionais, futuristas, midiáticos, acercando-se das utopias e distopias em voga nas diferentes décadas e nos diferentes países envolvidos na Corrida. Realizou estágio de doutoramento no Programa de Artes Visuais da Goldsmiths University of London 2010-2011 (Capes), que facilitou o conhecimento da área da Arte e Tecnologia de forma mais abrangente e internacional. Fez Pós-doutorado em Artes Visuais (2016-2018) no PPGAV/UFRJ, onde continuou a pesquisa sobre Arte e Tecnociência com ênfase na Arte/Cultura Espacial. No Pós-doutorado firmou-se como curadora e pensadora de Arte/ciência/tecnologia, tendo publicado artigos, organizado eventos, feito curadoria de exibições e exposições. Fez Pós doutorado em Relações públicas, publicidade e turismo na ECA/USP (2019) que lhe proporcionou uma nova visão sobre a nova Corrida Espacial, as tensões que isso inaugura e o papel do turismo espacial. Fez Pós-doutorado em Engenharia e Tecnologia Espacial no INPE/SP (07/2019 - 08/2021), onde aprofundou seus conhecimentos sobre a área de tecnologias espaciais como construção de satélite, sensoriamento remoto, programação, simulação e engenharia elétrica, mas que principalmente lhe deu oportunidade de investir na pesquisa transdisciplinar entre arte e tecnociência. Durante esse período fez uma série de eventos, residências artísticas e criou a categoria ArtSat (Arte de Satélites) no INPE. Escreveu e/ou organizou livros e revistas relacionadas a Arte, Tecnologia e Subjetividade como: Extremophilia - Subjetividade, Arte e Ciências Espaciais - Revista Das Questões /UNB/2018; Tecnoxamanismo - Ed. Invisíveis Produções/2016; Peixe Morto - Ed. Imotirô/2012; Ideias Perigozas- Ed. Imotirô/ 2010 (relançado em 2017); entre outros. Tem escrito artigos para revistas nacionais e internacionais. Faz também pesquisa sobre filosofia da ciência e ficção especulativa. Desenvolve projetos com arte e clínica.
    Peso283g
    Autor para link
    Livro disponível - pronta entregaNão
    Dimensões14 x 21 x 1
    IdiomaPortuguês
    Tipo itemLivro Nacional
    Número de páginas223
    Número da edição1ª EDIÇÃO - 2010
    Código Interno646168
    Código de barras9788579700699
    AcabamentoBROCHURA
    AutorBORGES, FABIANE MORAIS
    EditoraHUCITEC
    Sob encomendaSim

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