Uma jovem jornalista da Folha de S.Paulo, um promotor de justiça vindo do interior, um professor comemorado pelos alunos e desprezado pelos colegas. As vidas de Maria, Arthur e Camilo se entrelaçam em um dos mais obtusos episódios da nossa República. Entre aproximações e desencontros, este elástico triângulo ajuda a tecer os fios da Operação Lava Jato e suas profundas e desastrosas consequências, pintando o retrato de uma sociedade que já não se reconhece mais.
Com Duas Fotos, Marcelo Semer faz da literatura seu estúdio de revelação da vida política e jurídica do Brasil nos últimos anos. Entre personagens fictícios e fatos bem reais, que consegue explicar como poucos, reconstrói a crueza das relações de poder que tanto nos marcaram e os escaninhos que se abriram lentamente à esperança.
Numa mistura fina entre ficção e história, com uma narrativa fluida que tanto emociona quanto diverte, Duas Fotos joga luz na hipocrisia, interpela o sensacionalismo e descortina as mais recônditas motivações dos atos de poder, nas profundezas revoltas do mar por onde navegam a política, a justiça e a imprensa brasileiras. Ao fim e ao cabo, conta uma história que talvez preferíssemos esquecer, mas que jamais o faremos.
Nas palavras do escritor e jornalista Xico Sá, que assina a orelha do livro, “com habilidade de um escritor em grande forma – e com a vantagem profissional de saber decifrar as trapaças jurídicas da Lava Jato – Marcelo Semer nos entrega um livro capaz de fazer do próprio leitor um sujeito da história do país”.