Já se falou na Internet como uma das maiores revoluções em tecnologia que a humanidade presenciou nos seus mais de 10 mil anos de civilização. No período que compreendeu os 22 dias de maciços ataques perpetrados pelas Forças de Defesa de Israel, entre dezembro de 2008 e janeiro de 2009, aos palestinos moradores da pequena Faixa de Gaza – caracterizando um dos maiores massacres cometidos contra um povo indefeso.
Israel sempre atenta contra as liberdades, contra a democracia, contra as normas do direito internacional. Nesse sentido, esses ataques de 2008/2009 foram dos mais sangrentos e diversos artigos de jornalistas, escritores, sociólogos, cientistas políticos, historiadores e intelectuais de várias origens, em especial brasileiros, árabes e judeus de várias partes do mundo. São artigos datados, da época do conflito de 2008-2009.
A obra está assim dividida: 1. Primeira parte – Artigos que cobrem especificamente os 22 dias de bombardeios por Israel da Faixa de Gaza; 2. Segunda Parte – Artigos imediatamente após o cessar fogo unilateral por parte de Israel e até 27 de fevereiro de 2009, quando completou 60 dias do início dos ataques e 3. Terceira Parte – Artigos teóricos, de análise de fundo, mas não relacionados diretamente com o massacre dos palestinos em Gaza; no entanto, eu os entendo como fundamentais para se compreender o conflito Israel e Palestina.
Nem sempre todas as referências, citações, localização em site puderam ser publicadas, assim como o currículo completo dos seus autores. Mas, fez-se o maior esforço para que isso ocorresse. Confiamos nas traduções que nos chegaram e poucas coisas foram modificadas, apenas na revisão ortográfica adaptando-se às novas regras oficiais.
Não há – esclareço desde já – nenhuma neutralidade no livro, no seu conteúdo e na seleção dos artigos aqui publicados. Ao contrário. Eles são de pessoas engajadas, solidárias ao povo palestino e com os quais nos identificamos profundamente. Tais artigos transmitem profunda solidarie