Econometria: princípios, teoria e aplicações práticas introduz os fundamentos da econometria de forma prática por meio de exemplos da vida real, sem recorrer a cálculos matemáticos ou estatísticos complexos. Damodar Gujarati apresenta os fundamentos e as técnicas estatísticas avançadas mais importantes que economistas e cientistas sociais utilizam para conduzir pesquisas empíricas mais usuais.
Dividido em cinco partes, a obra discute, na parte I, o modelo de regressão linear clássico, carro-chefe da econometria, analisando criticamente seus pressupostos e suas formas funcionais mais comuns. Na parte II, amplia as análises sobre o modelo de regressão e aborda as técnicas de diagnósticos para a multicolinearidade, heterocedasticidade, autocorrelação e erros do modelo de especificação. Na parte III, mostra os modelos logit, probit, multinomial e de Poisson. Na parte IV, trata ainda dos modelos lineares generalizados e de vários tópicos frequentemente encontrados em dados de séries temporais, como conceitos de séries temporais estacionárias e não estacionárias, séries temporais cointegradas e os modelos ARCH e GARCH que tratam a volatilidade dos preços dos ativos, ilustradas com vários conjuntos de dados econômicos e financeiros, e na parte V, o método das variáveis instrumentais e a regressão multivariada.
Todos os exemplos apresentados na obra foram resolvidos com os dois principais softwares econométricos do mercado: STATA e Eviews, o que facilita a interpretação das técnicas estatísticas e econométricas. E para ampliar ainda mais o conhecimento do leitor, a obra conta com um Material de Apoio rico em exercícios práticos e dois capítulos extras sobre modelos de regressão linear hierárquica e bootstrapping.
Aplicação: destinado para estudantes de graduação e pós-graduação em Economia, Ciências Contábeis e Atuariais, Gestão Financeira e disciplinas relacionadas à modelagem matemática e gestão de risco. Também é destinado a estudantes em programas de Mestrado ou MBA e para pesquisadores em empresas, governo e organizações de pesquisa que necessitam de ferramentas econométricas.