Este livro não é um mero manual de Economia do Turismo, embora se destine também a servir esse propósito no ensino superior e pós-graduado de disciplinas nas áreas da economia e da gestao do turismo. Na medida em que estuda tanto as origens do fenómeno turístico quanto as suas novas abordagens e interacções, trata-se de uma obra que, passando embora ao largo da discussão sobre a natureza académica da disciplina, integra-a, incluindo contributos vários para a discussão conceptual, metodológica, e mesmo filosófica entre os defensores da teoria económica do turismo e os que defendem que o turismo se limita a um sector sujeito às mesmas leis económicas que regem os restantes mercados. Por se tratar de um bem económico que tem na sua origem a procura da satisfação de necessidades ligadas ao lazer, o Turismo é frequentemente encarado com alguma ligeireza por parte da ciência económica, o que conduz, muitas vezes à ignorância sobre as consequências para este mercado do facto de se tratar, por exemplo, de um bem que não se desloca e, por conseguinte, de uma exportação que se concretiza pela deslocação do consumidor, e não do bem consumido, com todas as especificidades daí decorrentes para o processo produtivo e de marketing do próprio produto. Economia do Turismo - Teoria e Prática explora e procura ultrapassar essa e outras limitações até agora existentes na análise económica do turismo, servindo quer ao Leitor com uma compreensão sofisticada da teoria económica, quer ao estudante interessado nesta área, quer ainda ao leigo simplesmente curioso sobre a compreensão dos mecanismos de funcionamento dos mercados turísticos. Um espírito interrogativo é a única exigência para uma leitura gratificante.