Particularmente importante é o exercício da autoridade no terreno da Educação, em que a responsabilidade dos pais ou dos professores é imensa, exigindo consciência e competência. As ideias de qualidade e de competência necessitam de um inventário em seus significados, mas certamente uma Educação de qualidade pressupõe o exercício de uma autoridade competente no âmbito das ações educacionais. Sobre o autor: Nílson José Machado é professor titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Leciona na USP desde 1972, inicialmente no Instituto de Matemática e Estatística. Sua atuação é voltada para a formação de professores. Já orientou mais de cinco dezenas de mestres e doutores no Programa de Pós-graduação da FEUSP. Foi professor visitante no Instituto de Estudos Avançados da USP, no Programa Educação para a Cidadania. Participou, em 1985, da elaboração da Proposta Curricular de Matemática do Estado de São Paulo; do grupo de trabalho que formulou o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) entre 1998 e 2002; e coordenou a equipe responsável pelo Currículo de Matemática do Estado de São Paulo (2008 a 2010). É autor de diversos livros, entre os quais: Educação - autoridade, competência e qualidade (Escrituras Editora, 2016); Livro de bolso da formação do professor (EditoraLivraria da Física, 2016); O conhecimento como um valor (Editora Livraria da Física, 2015); Ensino de matemática:pontos e contrapontos (Summus, em coautoria com Ubiratan D’Ambrósio, 2014); Ética e educação (Ateliê Editorial, 2012); Educação – microensaios em mil toques (Escrituras Editora, volumes I, II e III, 2010-2011); Jogo e projeto (Summus, em coautoria com Lino de Macedo, 2006); Lógica e linguagem cotidiana (Autêntica Editora, em coautoria com Marisa Cunha, 2005); Epistemologia e didática (Cortez Editora, 1995); Matemática e educação (Cortez Editora, 1992); Matemática e língua materna (Cortez Editora, 1990); Matemática e realidade (Cortez Editora, 1987).