Contribuindo para um cenário de estudos e pesquisas, este livro apresenta uma coletânea de artigos que convida o leitor a refletir sobre: as gerações virtualizadas do ensino superior; a influência das condições institucionais no desenvolvimento de competências eletrônicas dos professores; a aprendizagem colaborativa mediada pelas tecnologias; o uso do Classroom na área médica contribuindo para a construção da aprendizagem mediada pelas tecnologias; a avaliação do ensino superior e a sua relação com a política de expansão e a avaliação da qualidade em EaD; cartografia da produção de subjetividade em ambiente virtual de aprendizagem: os afetos como dispositivos interpretativos; a trajetória da educação a distância em Portugal; educação a distância no Brasil: Um presente e um futuro, tomara híbrido; metodologia dos desafios: problematização e sentido em ambientes virtuais de aprendizagem; movimentos da oralidade nos ambientes virtuais de aprendizagem; o uso de tecnologias da informação e comunicação no ensino universitário a distância e TPACK Artes Visuais como base para percurso de empoderamento tecnológico na prática pedagógica em Artes Visuais. Tais reflexões contribuem para que a educação a distância seja, cada vez mais, uma modalidade de ensino que se preocupa com a aprendizagem, com a construção de novos conhecimentos valorizando a educação como um todo, independente da modalidade e dos recursos. Com esse conjunto de estudos representados pelos artigos, espera-se ampliar as discussões em torno da educação a distância, possibilitando que seus recursos sejam cada vez mais utilizados e que o ensino de forma geral, seja mais híbrido, mesclando presencial e virtual.