O Programa Internacional para Educação Ambiental (PIEA) da UNESCO desenvolveu diversas ações no sentido de incorporar EA em currículos para níveis escolares primário e secundário, treinamento de professores, ensino universitário e em escolas técnicas e profissionais e, também, na educação não formal. PIEA considerou a preparação de equipamento de baixo custo, para realização de atividades de EA, de importância fundamental. Ainda, para a escola primária, PIEA desenvolveu um modelo ambiental simples que divide o mundo biofísico em quatro sistemas: Solo, Ar, Água e Vida Silvestre que são propulsionados pelo quinto sistema, a Energia. O presente livro sobre Educação Ambiental escolheu como os seus temas principais: Treinamento de Professores; Rede do Ensino Primário; os Sistemas Biofísicos - Água e Bacia Hidrográfica; Qualidade da Água; feitura de um ´Kit´ de Equipamentos e Materiais; e Monitoramentos em Campo. O livro descreve detalhes da experiência de dois órgãos da Universidade de São Paulo em São Carlos, nominalmente, o Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada e o Centro de Divulgação Científica e Cultural no sentido de introduzir os conceitos da EA no ensino primário por meio de cursos de extensão para os professores. São apresentados os conceitos ambientais e as metodologias adotadas para consecução dos objetivos traçados. Uma parte importante do livro é dedicada às experiências desses professores em treinamento que apresentam os seus respectivos trabalhos realizados durante o treinamento (década de 1990) e as suas conclusões e as propostas para o futuro.