Este é um livro destinado essencialmente aos professores do 1.° ciclo, mas também aos seus formadores, de forma a aproximar e melhorar as relações, interligar dois mundos que, por vezes, parece estarem afastados. O mundo da formação e dos formadores, conotado frequentemente como um mundo teórico, distante da realidade e que preconiza e defende ideias e princípios impossíveis de colocar em prática. E o mundo das escolas e dos professores do 1.° ciclo, de uma forma geral considerados como demasiado práticos, não valorizando devidamente a fundamentação teórica das suas práticas e os resultados de investigações relacionadas com o ensino e a aprendizagem das crianças.Num momento tão importante para a educação no nosso país, em que se pretende dar uma nova dimensão e uma maior valorização ao ensino das Ciências, particularmente ao nível do Ensino Básico, 1.° ciclo, a formação de professores ganha uma importância acrescida. Melhorar a educação científica, integrada numa educação e num desenvolvimento globais da criança, só pode ser conseguida com a ajuda de professores bem formados, tanto científica como pedagogicamente.Dada a importância que o professor assume no desenvolvimento das políticas educativas, a um nível geral, e das práticas pedagógicas conducentes a uma melhor aprendizagem dos alunos, a um nível mais específico, é a eles que o livro se dirige.