Educação começa com poesia é um texto organizado em torno de sete capítulos que discutem aspectos centrais da educação antiga e sua relação com a poesia. No primeiro capítulo, reservado à Andragogia, há uma exposição didática e histórica da origem das facetas da educação. Esse capítulo chama atenção porque lança as bases do que vai ser discutido no desenvolvimento do texto, criando uma dinâmica em que cada elemento vai ser acrescido de novos aspectos, possibilitando uma compreensão mais complexa da discussão. Assim, os capítulos seguintes, que tratam do educador (cap. 2) ou das instituições educacionais (cap. 03), como da pedagogia (cap. 04), do currículo (cap. 05) e, finalmente, da didática (cap. 06), não formam listas de curiosidades históricas, mas retomam de maneira a articular o capítulo anterior e suas respectivas questões para levar o leitor a compreender o problema da poesia na educação grega em seus múltiplos aspectos. Essa dinâmica que o texto impõe traz duas consequências: a primeira é que os temas tratados no início vão se tornando cada vez mais elaborados, na medida em que o leitor avança no texto, porque o desenvolvimento do percurso leva a essa visão mais ampla; finalmente, o leitor sente mesmo que está sendo conduzido no caminho da discussão por um guia experiente que mostra e discute os elementos nodais, assim como um guia nos apresenta os aspectos mais interessantes de uma caminhada.