Em um sentido profundo, Educação e Filosofia da Existência: contribuições de Otto Friedrich Bollnow para a Formação Humana, é um esforço para elucidar o enigma pedagógico desta confiança que se confunde com o próprio mistério da existência humana, a qual nunca é apreendida em dissociação com o mundo. Ezir George, em uma analítica quase cirúrgica, nos conduz nas trilhas desse mistério, mostrando, ao mesmo tempo, as proximidades e as singularidades do pensamento de Bollnow em relação à tonalidade vigorante na Filosofia da Existência, cujos pensadores tendem a focalizar a centralidade da dimensão temporal para a compreensão do sentido de ser-no-mundo.
Encontramos aqui um educador que intui na confiança no Ser não apenas um “objeto” de pesquisa, mas o fulcro de toda uma prática pedagógica constituída pelo desejo e pela confiança na humanização dos homens em seus processos formativos. Considero, então, que a força da sua leitura das contribuições pedagógicas de Bollnow decorre não apenas do método hermenêutico mobilizado de forma precisa. Aliás, é preciso ressaltar que lidar com o pensamento de Bollnow nunca é uma tarefa fácil entre nós.
O texto de Ezir se configura como um desafio e uma dádiva. Ao possibilitar uma compreensão mais alargada do pensamento pedagógico de Bollnow, o autor nos presenteia com novos modos de pensar o(s) sentido(s) da formação humana e das próprias pesquisas no campo da Filosofia da Educação, cuja tarefa menos que sintetizar tendências se torna “uma exigência propriamente filosófica” ao acolher a pluralidade no quadro atual da Filosofia da educação sem jamais perder de vista a formação humana como uma questão aglutinadora.