Wilhelm Reich (1897 - 1957) estudou o funcionamento emocional humano relacionando seus aspectos psíquicos, corporais e energéticos, fazendo com que sua obra enveredasse por diferentes campos do conhecimento, como a psicanálise, a sociologia, a política, a filosofia, a biologia e a física. Embora não tenha dedicado nenhum livro especificamente ao tema, sua preocupação com a educação e patente na maior parte de seus escritos. Sua proposta de profilaxia da neurose, ainda como discípulo de Freud na década de 1920, nasce da constatação, pela psicanálise, de que a neurose seria conseqüência de uma educação repressora da sexualidade infantil, carregada de culpa e vergonha. Reich sente que essa descoberta exige uma profunda crítica cultural e adota uma posição política radical de luta por transformação social. Com o amadurecimento de suas reflexões, Reich desenvolve uma preocupação educacional ainda mais ampla e que transcende a questão da saúde, penetrando os campos da sociologia, filosofia e política. Desencantado com os movimentos políticos que vivenciou, deposita suas esperanças de transformação inteiramente na educação. Em ´Educação e liberdade em Wilhelm Reich´, Zeca Sampaio percorre os escritos do médico vienense em busca das diversas discussões que concorrem para formar seu pensamento educacional, apresenta os elementos centrais de sua crítica à educação em nossa cultura e discute sua proposta de transformação, em que a liberdade e o valor central da formação humana e, com ela, a auto-regulação, a vitalidade, o prazer, o amor, o trabalho e o conhecimento.