A proposta atual de inclusão envolve escolas do país inteiro, em todos os níveis - da Educação Infantil à Educação Superior. Porém, a diversidade das questões a considerar merece ampla reflexão. Com base nessa temática e preocupado com suas possíveis implicações, este livro procura indicar caminhos para auxiliar os educadores em sua prática de ensino a pessoas com necessidades especiais, enfocando a importância da relação entre a Educação Inclusiva e a Educação Especial - uma visão mais consistente que, infelizmente, não tem sido proporcionada pelos vários textos disponíveis. A obra traz os seguintes temas - Contexto e pressupostos; Definindo educação inclusiva e educação especial; Necessidades educacionais especiais - Distinções e incidências; Surdez - A(s) linguagem(ns) como sistemas de representação e organização mental; Deficiência visual - Desenvolvendo diferentes possibilidades perceptivas; Inteligência, deficiência mental e altas habilidades; Pobreza e deficiência - Mitos e realidades; A formação de professores e pesquisadores para a eduação inclusiva; Abordagens metodológicas na pesquisa e no trabalho com as pessoas com necessidades especiais; Anexos - Filmes e sinopses sobre a temática das necessidades especiais; Roteiropara entrevista semi-estruturada; Capítulo V da LDBEN - Lei n. 9394 de 1996; Lei n. 10.436 de 2002 (Lei de Libras); Relação de leis pertinentes ao campo da Educação Inclusiva; Sugestão de sites especializados na temática.