Este livro trata da inclusão no espaço da Educação Infantil, sendo seu objetivo principal refletir se o ambiente de educação infantil frequentado pela criança com deficiência atende às condições para que este espaço educacional seja considerado ou não inclusivo. Tendo como ponto de partida a experiência de implementação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva de 2008, a obra aborda a Educação Especial e a Educação Infantil Inclusiva, evidenciando a importância da inclusão de crianças com deficiência nos anos iniciais de escolarização. A fundamentação teórica está apoiada na concepção histórico-cultural proposta por Vygotsky (1896-1934), a qual defende que o desenvolvimento se organiza e se estrutura a partir de uma base biológica que, por sua vez, se desenvolve e se transforma motivada pelas vivências que a criança tem com o seu meio, por intermédio de interações das pessoas e objetos. As observações das turmas com alunos com deficiência evidenciam que documentos legais e adaptações físicas e curriculares não são suficientes para a inclusão dessas crianças, fazendo-se necessária uma mudança de paradigma que passa pela formação de professores e mudanças de hábitos/conceitos para com o diferente. Esperamos que a obra contribua com as reflexões do leitor sobre a inclusão no espaço escolar, cuja complexidade é, ainda, um grande desafio. Dra. Celma Regina Borghi Rodrigueiro Professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM) Coordenadora do PROPAE da UEM no período de 2020 – 2023 DOWNLOAD DO PDF